Maputo (Canalmoz) – O partido Nova Democracia pretende lançar uma consulta pública sobre criminalização do consumo da “cannabis sativa” e legalização do seu plantio em Moçambique com vista a dinamizar a agricultura nacional.
O “Canalmoz” teve acesso a uma nota de imprensa do partido Nova Democracia, onde se lê: “A relutância e resistência dos sucessivos Governos da Frelimo na concessão de licenças para cultivo organizado e controlado da ‘cannabis sativa’ e sua transformação ou exportação só encontra explicação na influência do ‘lobby’ do tráfico”.
O partido Nova Democracia diz que no Malawi e na Nigéria o cultivo da “cannabis sativa” gera postos de trabalho e milhões de dólares para os cofres do Estado através das exportações. E diz também que, durante séculos, a sociedade moçambicana foi formatada com a ideia de que a “cannabis sativa” é uma substância exclusivamente nociva devido aos danos físicos e psicológicos oriundos do seu consumo abusivo e criminoso. E o Governo da Frelimo esconde as suas potencialidades e os seus benefícios medicinais,
ambientais, sociais e económicos.
Ler mais na versão PDF, mediante subscrição.