Maputo (Canalmoz) – O secretário de Estado do Comércio, António Grispos, anunciou, há dias, na cidade de Nampula que o projecto dos 7.000.000,00 de meticais (sete milhões de meticais) será relançado brevemente, abrangendo todos os distritos do país, com o propósito de fomentar o crescimento e a sustentabilidade das iniciativas empreendedoras a nível local.
“Nos próximos meses, o projecto de apoio distrital será relançado com o objectivo de impulsionar a produção local, principalmente as iniciativas empreendedoras juvenis”, disse António Grispos.
O secretário de Estado do Comércio prometeu aos empresários do distrito de Murrupula que estes serão incluídos entre os beneficiários de fundos de apoio ao desenvolvimento empresarial, como uma das respostas às dificuldades de acesso ao crédito.
Estas acções enquadram-se nos esforços do Governo para impulsionar o sector empresarial juvenil e garantir um ambiente mais favorável ao surgimento e crescimento de pequenos negócios, contribuindo, assim, para o desenvolvimento socio-económico dos distritos e da província.
Em Nampula, António Grispos visitou a Delegação do e-Bau, em Nampula e o distrito de Murrupula no âmbito da monitoria da campanha de comercialização agrícola 2025. O distrito de Murrupula é reconhecido pelo seu elevado potencial na produção de amendoim, feijão, gergelim e batata-doce.
O secretário de Estado do Comércio conversou com diversos comerciantes locais e manifestou preocupação com a quantidade de produtos devidamente armazenados nos armazéns que deveriam estar nos mercados a serem vendidos para criação de rendimentos para as famílias.
“Entendo que alguns produtos da colheita passada são armazenados para garantir a segurança alimentar das famílias, mas alguns desses produtos também são necessários nos mercados ao nível da província”, disse António Grispos. (Neuton Langa)