Maputo (Canalmoz) – Quitéria Guirengane, secretária executiva do Observatório das Mulheres, afirmou que, se o Governo não se quer sentar à mesa para discutir as preocupações do povo, sobretudo os jovens, ouvir a partir da rua, tal como, aconteceu ano passado, quando o Governo, sem sucesso, tentou pressionar as operadoras de telefonia móvel a aumentar o preço da internet no país.
Falando, na quinta-feira da semana, durante mesa-redonda sobre o tema “Crises, revoltas e revoluções em África: por que a juventude foi às ruas”, Quitéria Guirengane disse que, nesta luta das ruas, vários jovens desapareceram, ou continuam a desaparecer, outros estão a ser perseguidos até aos dias que correm, e ainda outros jovens estão a ser assassinados em casa e detidos.
“E aí me recordo de duas frases que gosto muito de citar. A primeira, de Che Guevara, é: ‘Ser jovem e não ser um revolucionário, é uma contradição genética’. E a segunda, de François, que diz que ‘cada geração tem uma missão por descobrir, cumpri-la ou traí-la’. E, esta geração descobriu a sua missão. E esta geração está a reivindicar espaço”, disse.
Quitéria Guirengane disse que esta geração só está a pedir para ser ouvida, ser sentida e fazer parte da conversa, não quer só ter um lugar na mesa, quer lugar na mesa porque tem algo a dizer.
“É esta afirmação de coragem que a juventude quer. Se não nos ouvir na mesa, ouvir-nos-ão porque estamos na rua. E foi assim com a manifestação da internet, que só nos ouviram porque fomos à rua”, afirmou.
Quitéria Guirengane disse que, no ano passado, houve uma situação de o Governo ensaiar a subida do preço da internet e, de repente, os jovens ameaçaram ir à rua manifestar-se.
“Convocaram-nos a um diálogo com a delegação do Instituto Nacional de Comunicações de Moçambique para nos persuadir a desistir de nos manifestarmos. E, nas diferentes sessões de diálogo disseram: ‘Como é que as operadoras vão funcionar se os preços não sobem?’. Nós dissemos ‘não’ porque as operadoras não pediram para subir o preço. O Governo é que estava a exigir às operadoras para subirem o preço”.Ler mais na versão PDF, mediante subscrição.