Maputo (Canalmoz) – As empresas “Massandique Investimento e Serviços” e “Ali Nawaz Comercial” constam numa lista de trinta e oito empresas autorizadas pelo Ministério da Agricultura, Ambiente e Pescas para a exportação de produtos florestais, mas estas duas empresas não têm vocação nem licenças para o efeito.
Segundo apurou o “Canalmoz“, a “Ali Nawaz Comercial EI”, sediada na cidade da Matola, actua nos sectores de electrónica e venda de material de construção e não possui nenhum registo para operar no sector florestal nem para exploração ou processamento de madeira.
Por seu turno, a “Massandique Investimento e Serviços”, com sede na Beira, está devidamente registada e opera no ramo de despacho aduaneiro. A sua principal actividade está relacionada com documentação de fretes, sem ligação com o sector florestal.
Num despacho do Ministério da Agricultura, Ambiente e Pescas a cuja cópia o “Canalmoz” teve acesso, lê-se: “No âmbito da implementação do Diploma Ministerial Nr. 55/2018 que aprova o plano de exportação de madeira de espécies naturais, a Direcção de Florestas e Fauna Bravia serve-se desta para enviar a lista actualizada das empresas com certificado de exportador de madeira nativa na campanha 2025 para o devido conhecimento e acompanhamento dos processos de exportação”. Ler mais na versão PDF, mediante subscrição.