Maputo (Canalmoz) – O “Ecobank Moçambique” vai mudar de donos, vai passar das mãos dos nigerianos para a dos malawianos. O Banco de Moçambique aprovou, há dias, a aquisição de 98,87% do total das acções entre o banco malawiano “FDH Bank Limited” e os nigerianos do “Ecobank Transnational Incorporated”.
O “FDH Bank Limited” Bank é um banco comercial com sede em Blantyre, no Mawali, e foi fundado por Thom Mpinganjira, empresário malawiano.
O “Ecobank Moçambique” opera como um banco comercial desde 2000, funcionando inicialmente como “Novo Banco SARL”, antes de ser renomeado como “Ecobank Moçambique”, em 2014, após a sua aquisição pelo “Ecobank Transnational Incorporated”. Possui quatro agências, em Maputo, na Beira e Nampula.
O Banco anda mergulhado numa crise que se agravou em 2023, quando o Banco de Moçambique suspendeu a instituição do Sistema de Operações de Mercado, que inclui o mercado cambial.
Num comunicado emitido em 5 de Agosto de 2025, o “FDH Bank Limited” confirmou a assinatura de um acordo definitivo com o “Ecobank Transnational Incorporated” para a compra de uma participação de 98,87% na operação moçambicana. Os 1,13% restantes das acções são detidos pelo Fundo Para o Fomento de Habitação, um Fundo de Desenvolvimento habitacional local.Ler mais na versão PDF, mediante subscrição.