Maputo (Canalmoz) – A Balança Comercial de Moçambique com países africanos cresceu 66% nos últimos cinco anos, totalizando um volume de 7.100 milhões de dólares, apesar de globalmente permanecer deficitária.
O secretário de Estado do Comércio, António Grispos, disse, na abertura da conferência “MozExport”, que dados de 2024 revelam que as exportações totais de Moçambique com países africanos foram de cerca de 1.592 milhões de dólares norte-americanos. E o volume de negócios continua concentrado na região austral de África, porque Moçambique tem acesso preferencial da Zona de Comércio Livre da SADC.
“Para o Governo, resulta algo inequívoco de que conseguimos estabelecer acordos de parcerias económicas que são uma enorme possibilidade de aumentar e diversificar a base das nossas exportações através da participação activa do engenho empreendedor do nosso sector dominado pelas micro-, pequenas e médias empresas”, afirmou o Secretário de Estado de Comércio.
E disse que a Balança Comercial de Moçambique com o resto do Mundo, em 2024, apesar de continuar deficitária, registou uma redução no défice em 29%, tendo sido negativa em 1.416 milhões de dólares, com as exportações a recuarem 3% para 9.125 milhões de dólares e as importações a caírem 9%, para 9.125 milhões de dólares.Ler mais na versão PDF, mediante subscrição.