Amade Camal era dono da “Sir Motors”, que faz venda de viaturas opera o “Metrobus”, um sistema público de transporte privado integrado.
Maputo (Canalmoz) – Morreu na manhã de ontem, quinta-feira, vítima de doença, Amade Camal, empresário moçambicano. O falecimento aconteceu no Hospital Eduardo Santos Silva, na cidade do Porto, em Portugal. Amade Camal sofreu um acidente vascular cerebral cerca das 7h00 e foi levado para o referido hospital, onde veio a falecer. O corpo de Amade Camal será transladado, nos próximos dias, para Maputo, onde vão decorrer as cerimónias fúnebres.
Amade Camal tinha 71 anos de idade e era dono da “Sir Motors”, uma “holding familiar” que operava no ramo automóvel, transportes semicolectivos e hotelaria.
Amade Camal foi catalisador de uma empresa familiar que cresceu durante o tempo colonial sob o nome “Serrações Irmãos Roby”, que depois adoptou a designação “Sir Motors”.Amade Camal lutava do lado bom da transição energética contra uma aberrante acção da Autoridade Tributária que, na revisão mais recente da pauta aduaneira, colocou um enorme fardo tarifário sobre a importação de autocarros eléctricos, 40% sobre o preço de compra. Ele recebera a indicação de que a taxa seria estabelecida sob os preceitos da transição energética, baixando radicalmente como um empenho pró-ambientalista do Governo.Ler mais na versão PDF, mediante subscrição.