Maputo (Canalmoz) – O secretário de Estado do Comércio, António Grispos, participou no Fórum Económico e Empresarial, Turquia-África 2025 (TABEF 2025), que visa intensificar os investimentos entre as partes.
António Grispos disse que os sectores de energia, agricultura e infra-estruturas são os pilares para a cooperação bilateral entre Moçambique e a Turquia e convidou o empresariado local para expandir investimentos nos corredores logísticos de Nacala, Beira e Maputo.
Disse também que, para o Governo, as infra-estruturas logísticas e corredores de transporte, nomeadamente, os corredores de Nacala, Beira e Maputo, que ligam Moçambique aos mercados regionais, são uma excelente oportunidade para o empresariado turco.
“Convidamos as empresas turcas a participarem no desenvolvimento de portos, estradas, centrais energéticas e corredores logísticos. Moçambique tem gás, energia hídrica, energia solar e energia eólica, que representam um grande potencial para a cooperação industrial. E estamos entusiasmados em aprofundar a cooperação com a Turquia nestes domínios”, afirmou.
António Grispos disse também que o país é um parceiro ideal para a expansão da capacidade de produção de energia, proporcionando uma transição energética mais limpa e sustentando o crescimento económico. Além da energia, a agricultura também se apresenta como área estratégica, com interesse na modernização agrícola, irrigação, produção de fertilizantes e agro-processamento.Ler mais na versão PDF, mediante subscrição.