Maputo (Canalmoz) – Cerca de cento e vinte e cinco mil crianças menores de seis meses vão passar a receber a vacina contra a malária, na província de Sofala.
A supervisora provincial do Programa Alargado de Vacinação em Sofala, Beatriz Patrício, disse que a introdução da vacina não substitui outras medidas preventivas, realiza-se no quadro do reforço das medidas de prevenção da doença em menores naquela faixa etária.
E disse também que a vacina será inicialmente em quatro distritos do Norte de Sofala, e depois deverá avançar progressivamente em todos os distritos, com equipas técnicas destacadas para apoiar as Unidades Sanitárias e acompanhar todo o processo.
“Toda a criança com seis meses de idade é elegível para receber esta vacina. Será administrada em forma de quatro doses, sendo a primeira nos primeiros seis meses de vida e a segunda aos sete e a terceira aos nove meses e a última quando tiver dezoito meses. É uma vacina que veio para ficar”, disse.
A malária é um dos principais problemas de saúde pública e causa a maior mortalidade infantil em crianças com menos de 5 anos de idade em Moçambique.
O país implementou a vacinação contra a malária para crianças a partir dos 6 meses nas províncias de Inhambane, Manica, Sofala, Tete, Nampula, Cabo Delgado e Niassa, reforçando as acções de controlo da doença.Ler mais na versão PDF, mediante subscrição.















