Maputo(Canalmoz) – Vinte e sete crianças estão desacompanhadas e refugiadas no distrito de Mecúfi, na província de Cabo Delgado, depois de terem sido separadas das suas mães durante ataques armados registados no distrito de Memba, na província de Nampula.
Os dados foram divulgados na quinta-feira da semana passada pelo director provincial da Juventude, Emprego e Desporto em Cabo Delgado, Jonas Abujate, durante as celebrações dos quarenta anos do voluntariado. Disse que as crianças poderiam ter escolhido como destino Nacala, Nampula, Eráti ou Chiúre, mas foi Mecúfi o local escolhido. Jonas Abujate disse que a escolha não foi uma mera coincidência. “Mecúfi é conhecido como um distrito de muita responsabilidade, de respeito e de empatia. A população sabe acolher, sabe partilhar o pouco que tem com quem precisa”, afirmou.
E referiu o espírito solidário demonstrado recentemente durante a passagem do ciclone “Chido”, quando várias famílias perderam tudo. “Havia famílias que não tinham nada para comer, tudo foi levado pela água e pela ventania. Mas quem tinha uma mandioca seca repartia com outra criança, quem tinha um caju repartia, quem tinha um litro de água partilhava com outra família. Foi esse mesmo espírito que fez com que essas crianças hoje estejam aqui em Mecúfi”, afirmou.Ler mais na versão PDF, mediante subscrição.















