Maputo (Canalmoz) – O Fundo de Investimento e Património do Abastecimento de Água em Cabo Delgado denunciou, durante a visita do governador da província ao “Ponto A”, no distrito de Metuge, actos sucessivos de vandalização no sistema de abastecimento de água que serve a cidade de Pemba e o distrito de Metuge. Os prejuízos são avaliados em cerca de seis milhões de meticais, comprometendo seriamente o fornecimento de água à população.
O director provincial do FIPAG, Eugénio Matsinhe, disse que os danos incluem a remoção de aproximadamente 3,5 quilómetros de cabo subterrâneo VAV, vandalização de postos de transformação, disjuntores, quadros eléctricos e roubo de baterias que alimentam os furos de captação de água.
Segundo Eugénio Matsinhe, as acções ocorrem sobretudo durante a madrugada, a partir da meia-noite. Os malfeitores escavam o solo para retirar os cabos subterrâneos. “São prejuízos enormes que afectam directamente o abastecimento de água à cidade”, afirmou.
Até agora, doze furos foram totalmente afectados pela remoção dos cabos, e foram vandalizados doze postos de transformação. Num dos casos mais graves, os malfeitores retiraram todas as bobinas de um posto de transformação, drenaram o óleo e deixaram apenas a carcaça do equipamento, inutilizando-o por completo.Ler mais na versão PDF, mediante subscrição.















