Maputo (Canalmoz) – A Escola da Comunidade Mahometana iniciou, ontem, 9 de Fevereiro, as actividades escolares, apesar de o Ministério da Educação e Cultura ter determinado o adiamento do início do ano lectivo de 2026, em consequência das cheias que afectaram a zona sul do país no mês de Janeiro.
Segundo um comunicado interno da escola, emitido e 5 de Fevereiro, as actividades escolares referentes ao lectivo 2026 decorrerão no período da manhã das 7h30 às 12h00, e no período da tarde haverá aulas na Madrassa.
O documento diz que se dispensa o uso do uniforme e apela ao cumprimento rigoroso dos horários e orienta para que os alunos cujos nomes não constem nas listas contactem a Direcção Pedagógica, para evitar dificuldades.
Em declarações ao “Canalmoz”, o responsável da Secretaria da instituição afirmou que as actividades em curso não correspondem ao reinício das aulas, mas, sim, a actividades extracurriculares.
Mas a referência a actividades escolares referentes ao ano lectivo de 2026 e os horários regulares levantam dúvidas sobre a distinção entre aulas e actividades extracurriculares, tornando a situação polémica entre pais e encarregados de educação.
Maria Nhachiane, mãe de um aluno do 9.o ano, disse: “Se não são aulas, por que é que os alunos têm horários definidos e devem comparecer sem uniforme? Parece que estão a contornar a decisão do MEC”.Ler mais na versão PDF, mediante subscrição.















