Maputo (Canalmoz) – Os cerca de quinhentos correspondentes do Centro de Integridade Pública (CIP-Eleições) distribuídos por 154 distritos do país reportaram um início de campanha eleitoral tranquilo, mas com alguns casos de vandalização de materiais de campanha em alguns distritos.
Segundo o boletim do CIP, registaram-se confrontos em Nacala-a-Velha e provocações em Magude. Também foram registados casos de uso de bens de Estado em alguns distritos
Só no primeiro dia da campanha foram contabilizados cerca de vinte casos de vandalização de materiais de campanha eleitoral. A Frelimo é o partido que teve mais materiais vandalizados, seguindo-se a Renamo e depois o MDM.
Foram reportados também casos de colocação de materiais de campanhas em lugares impróprios, como é o caso de sinais de trânsito, residências de cidadãos e instituições públicas.
A maior vandalização de panfletos da Frelimo foi na Matola-Rio. Um vídeo feito por um amador, cuja autenticidade foi confirmada, mostra centenas de materiais de propaganda da Frelimo vandalizados no município da Matola-Rio.
Desconhece-se quem praticou o acto, mas suspeita-se que sejam simpatizantes de partidos da oposição.