“Em algumas províncias, o número de eleitores excedeu o número de pessoas com idade para votar” – Laura Cereza, chefe da Missão de Observação Eleitoral da União Europeia.
Maputo (Canalmoz) – A Missão de Observação Eleitoral da União Europeia apresentou, na sexta-feira da semana passada, 11 de Outubro, o balanço preliminar das eleições gerais de 9 de Outubro e disse que, em algumas províncias, o número de eleitores excedeu o número de pessoas com idade para votar.
A chefe da Missão de Observação Eleitoral da União Europeia, Laura Cereza, afirmou: “Verificou-se uma notável falta de credibilidade na fiabilidade dos cadernos eleitorais, uma vez que, em várias províncias, se reflectia um número de eleitores superior ao da população total em idade para votar, referida no censo demográfico nacional. Em algumas províncias, o número de eleitores excedeu o número de pessoas com idade para votar”.
Disse também que a União Europeia constatou o enchimento de urnas. As equipas da União Europeia viram vários de boletins de voto dobrados, em dez mesas de apuramento observadas, o que indica um possível enchimento das urnas. Num terço das mesas de apuramento observadas, não houve reconciliação dos números que constam nos editais.