Na segunda-feira, um grupo de mulheres foi manifestar-se defronte do Conselho Constitucional exigindo justiça eleitoral e o fim da violência.
Maputo (Canalmoz) – O colectivo de juízes do Conselho Constitucional emitiu uma nota de imprensa dizendo que os juízes estão a ser alvo de ameaças de mortes e que estão a par das manifestações contra os resultados anunciados pela Comissão Nacional de Eleições.
O Conselho Constitucional diz que a validação dos resultados das eleições de 9 de Outubro será baseada numa decisão justa. “Sendo irrecorrível, deve ser justo, constitucionalmente válido e devidamente fundamentado nos elementos apurados no processo”, lê-se na nota de imprensa, mas não diz quando é que serão anunciados os resultados.
“Os juízes do Conselho Constitucional têm sido alvo de ameaças, inclusive de ameaças de morte, enviadas por mensagens privadas ou publicadas nas redes sociais. Porém, a ameaça e intimidação não são armas da democracia, senão elementos constitutivos de um tipo legal de crime”, lê-se no documento, na posse de “Canalmoz”.