“Apelamos ao Governo de Moçambique que garanta o cumprimento do papel das forças de segurança de proteger o povo e que realize uma investigação sobre este incidente e outros relatos de uso desproporcional da força, assegurando a responsabilização em conformidade com a lei.” – Comunicado conjunto dos EUA, Canadá, Noruega e Suíça
Maputo (Canalmoz) – Uma viatura militar blindada das Forças Armadas de Defesa de Moçambique atropelou ontem, 27 de Novembro, na Av. Eduardo Mondlane, uma jovem estudante que se encontrava no meio da estrada durante as manifestações que paralisaram mais uma vez a capital do país.
Um grupo de jovens ocupou a Av. Eduardo Mondlane exibindo cartazes e dísticos e montou uma barricada no meio da estrada. Duas viaturas militares entraram na avenida. A primeira passou devagar, desviando-se da barricada. O outro blindado vinha em alta velocidade e avançou directamente contra a barricada e atropelou uma jovem que estava por detrás da barricada.
Com a ajuda dos manifestantes, a jovem foi transportada por cidadãos para o Hospital Central de Maputo, em estado grave. O atropelamento suscitou a raiva dos manifestantes, que estavam a bloquear a circulação automóvel naquela avenida. Em jeito de retaliação, os manifestantes imobilizaram um blindado da Unidade de Intervenção Rápida, atirando pedras para todos os lados, e alguns manifestantes incendiaram um veículo da UIR.
Ler mais na versão PDF, mediante subscrição.