A União Europeia aprovou um pacote de sanções contra o Ruanda, e a Bélgica exige coerência, para o fim do apoio milionário a Paul Kagame para as operações em Cabo Delgado.
Maputo (Canalmoz) – O que é que uma ordem de expulsão de diplomatas belgas e o encerramento da Embaixada em Kigali tem a ver com Moçambique? Aparentemente nada. Mas uma observação mais cuidadosa do papel do Ruanda em Moçambique e da mão que sustenta essa operação indica que tem muito ou tem tudo a ver. Mas comecemos do princípio. Num comunicado publicado na passada segunda-feira, 17 de Março, o Governo de Paul Kagame deu quarenta e oito horas para todo o pessoal da Embaixada da Bélgica abandonar o país e encerrar a Embaixada.
A decisão do Governo do Ruanda de cessar as relações diplomáticas com a Bélgica foi tomada horas depois de a União Europeia ter adoptado uma resolução que aplica sanções contra o Governo do Ruanda e indivíduos proeminentes do Exército do Ruanda e uma empresa de recursos naturais ligada a Paul Kagame, pelo seu papel instigador no conflito da República Democrática do Congo, onde o Governo está numa guerra prolongada com os rebeldes do M23, que são apoiados por Paul Kagame.Ler mais na versão PDF, mediante subscrição.