“O médico estagiário faz as histórias clínicas, faz o exame inicial aos pacientes, organiza os processos clínicos, discute as terapêuticas, as propostas terapêuticas.”
Maputo (Canalmoz) – O bastonário da Ordem dos Médicos, Gilberto Manhiça reagiu à revogação do Decreto n.o 58/2004, de 8 de Dezembro, sobre o pagamento de subsídios aos médicos estagiários do 6º ano e diz que o trabalho que eles exercem é muito relevante e faz sentido que lhes sejam pago devidamente.
O Decreto estabelecia o pagamento de um subsídio correspondente a 80% do vencimento de ingresso na carreira médica generalista para os estudantes finalistas de Medicina das instituições do Ensino Superior público.
Em declarações ao “Canalmoz”, o bastonário da Ordem dos Médicos, Gilberto Manhiça, disse que não faz sentido o Governo ter cortado o pagamento de subsídios, pois os médicos estagiários não iniciaram o seu trabalho agora.
“E isso já vem decorrendo desde os tempos mais remotos, incluindo quando eu era estudante, nos anos 80, era normal pagar-se aos médicos estagiários. E não nos parece que seja coerente, não é justo”, disse Gilberto Manhiça.Ler mais na versão PDF, mediante subscrição.