Maputo (Canalmoz) – Os ex-guerrilheiros da Renamo anunciaram, ontem, 14 de Julho, o encerramento das sedes deste partido à escala nacional, no seguimento da onda de contestação à liderança de Ossufo Momade. No dia 23 de Junho, os ex-guerrilheiros da Renamo haviam anunciado a reabertura das sedes, mas com a condição da convocação de uma sessão do Conselho Nacional num prazo de vinte dias.
João Machava, porta-voz dos ex-guerilheiros da Renamo, afirmou: “Queremos usar esta ocasião para anunciar que voltámos a encerrar as Delegações do partido Renamo em todo o país, até que se cumpra com as exigências estatutárias, ou seja, o cumprimento do Estatuto do partido, agendar o mais breve possível a convocação e realização do Conselho Nacional alargado aos combatentes e outros quadros que desempenharam cargos de relevo”.
E disse que desde o dia 23 de Junho, não houve nenhuma declaração nem aproximação por parte da Direcção da Renamo. João Machava disse que a pressão para a realização duma sessão do Conselho Nacional não será abandonada enquanto não forem alcançados os objectivos traçados.
“Queremos alargar o eco da nossa voz para que ele chegue aos moçambicanos e saibam com clareza a razão da indignação e reivindicação que levamos a cabo e que iremos avante até à vitória final.”Ler mais na versão PDF, mediante subscrição.