Maputo (Canalmoz) – O ministro da Defesa Nacional, Cristóvão Chume, confirmou a ocorrência de novos ataques terroristas em três distritos da província de Cabo Delgado, que causaram doze mil deslocados. O ministro da Defesa falava à margem de um encontro bilateral, em Maputo, com a ministra da Defesa e Serviços Cívicos da Tanzânia.
“Como Força de Defesa e Segurança, não estamos satisfeitos com o estágio actual, tendo em conta que os terroristas, nos últimos dias, tiveram acesso às zonas mais distantes do centro de gravidade, nos distritos de Macomia, Ancuabe e Chiúre. Nesses locais, os terroristas destruíram habitações, bens da população, tendo havido também mortes.”
Disse também que esta situação não pode deixar as Forças de Defesa e Segurança satisfeitas, tendo em conta a responsabilidade de proteger a população e negar qualquer acção dos terroristas.
Cristóvão Chume disse também que nem sempre será possível evitar todos os ataques, como o ocorrido recentemente em Chiúre, porque as Forças Armadas de Moçambique estão no terreno a combater os terroristas, a perseguir os terroristas e nem sempre será possível evitar-se situações como essas que ocorreram em Chiúre.Ler mais na versão PDF, mediante subscrição.