Maputo (Canalmoz) – O ministro da Agricultura, Ambiente e Pescas, Roberto Albino, anunciou, na sexta-feira da semana passada, em Chimoio, na província de Manica, o fornecimento de 20 milhões de dólares, equivalentes a 1,3 mil milhões de meticais, para apoiar produtores nacionais no aumento da produção de sementes certificadas e de qualidade no país.
O valor é destinado aos agricultores, às empresas produtoras de sementes, modernização dos armazéns, aquisição de camiões e contratação de multiplicadores de sementes. Também é destinado aos produtores que queiram produzir em grande escala para fornecer às agro-indústrias e para comparticipação na compra de tractores e motobombas.
O anúncio foi feito durante a abertura da Reunião Nacional de Sementes, ocasião em que o ministro da Agricultura, Ambiente e Pescas disse que o financiamento da cadeia de produção de sementes, melhoramento de instalações de conservação e equipamentos para a produção visa reduzir a proliferação de sementes de baixa qualidade, que tem prejudicado os agricultores.
“Como nós dissemos deste o início deste mandato, queremos fazer diferente para obter resultados diferentes. Um dos pontos críticos que identificámos é a semente. Conhecemos bem a nossa realidade e precisamos de corrigir falhas para colocar em prática novas acções”, afirmou Roberto Albino.
A acção está inserida no âmbito da sexta edição do Fundo Catalítico para Invocação e Demonstração, enquadrada no quadro do Programa de Economia Rural Sustentável, tendo como público-alvo micro-, pequenas e médias empresas vocacionadas para a produção e venda de sementes. Segundo Roberto Albino, um dos maiores entraves ao desenvolvimento agrícola é a falta de execução das estratégias já definidas.Ler mais na versão PDF, mediante subscrição.