Maputo (Canalmoz) – O Governo anunciou, na terça-feira, 30 de Setembro, a suspensão de todas as licenças de exploração de ouro na província de Manica. A medida surgiu depois da apresentação do relatório produzido pelo Comando Operativo das Forças de Defesa e Segurança, sob coordenação do ministro da Defesa Nacional, Cristóvão Chume, nos dias 17 a 19 de Julho.
O porta-voz do Governo, Inocêncio Impissa disse que a Comissão constatou a existência de mineração descontrolada, por operadores licenciados, e foram observadas várias empresas licenciadas a operar sem planos de recuperação ambiental nem sistemas de contenção de resíduos sólidos, abandonando equipamentos de escavações após o uso, e também violação cíclica da Lei do Trabalho e dos direitos dos trabalhadores.
“Foram ainda constatados riscos para a segurança e soberania nacionais, pois foram identificados grupos de estrangeiros envolvidos no garimpo ilegal, que entram por rotas informais e alimentam redes paralelas de comércio de ouro, extorsão e insegurança pública, criando focos de tensão social. Por estas e outras graves constatações, o Conselho de Ministros decidiu suspender imediatamente todas as licenças mineiras na província de Manica”, afirmou o porta-voz do Governo.Ler mais na versão PDF, mediante subscrição.