Maputo (Canalmoz) – A Barragem de Senteeko, em Barberton, no município de Mbombela, na África do Sul, está em risco de se desmoronar devido à erosão, o que poderá agravar a situação das inundações nos distritos de Moamba, Magude, Manhiça e Marracuene, na província de Maputo.
O director nacional de Gestão de Recursos Hídricos, Agostinho Vilanculos, disse, ontem, numa conferência de imprensa, que a Barragem de Senteeko foi construída no Rio dos Crocodilo, um dos afluentes do Rio Incomáti.
Acrescentou que a barragem tem a capacidade de armazenar cerca de 1,8 milhão de metros cúbicos e, devido à chuva persistente e forte que tem vindo a cair, ultrapassou os seus limites de segurança. Em caso de ruptura, pode gerar um caudal de pico entre 2.300 metros cúbicos por segundo e 2.500 metros por segundo em Ressano Garcia.
“Entrámos em contacto com a congénere sul-africana para procurar saber o que estava a acontecer. Confirmou-se que, de facto, esta barragem está com uma grande instabilidade porque está sofrendo alguma erosão. Mobilizaram especialistas de segurança da barragem que neste momento estão a trabalhar para ver se conseguem estancar. E há medidas também que foram já postas na prática porque havia uma grande erosão a jusante desta barragem. Colocou-se uma membrana, uma tela geotéstica para mitigar o efeito da erosão”, disse.Ler mais na versão PDF, mediante subscrição.















