Maputo (Canalmoz) – Sete meses depois da última audição ao ex-comandante-geral da PRM, Bernardino Rafael, e ao ex-ministro do Interior Pascoal Ronda, estes voltaram a ser ouvidos ontem, 17 de Fevereiro, na Procuradoria-Geral da República.
Bernardino Rafael e Pascoal Ronda são ouvidos no âmbito do Processo n.o 09/PGR/2024, um processo movido por organizações não-governamentais que pretendem responsabilizá-los pelo massacre de vidas humanas durante as manifestações pós-eleitorais, em que a Frelimo e o seu candidato, Daniel Chapo, foram declarados vencedores pela Comissão Nacional de Eleições e pelo Conselho Constitucional.
A audição estava marcada para as 10h00 de ontem. Pascoal Ronda e Bernardino Rafael chegaram à Procuradoria-Geral da República um pouco antes das 9h30, juntamente com a escolta do procurador-geral da República, Dias Letela.
Foi também ouvido, na qualidade de declarante, o director da Plataforma Decide, Wilker Dias, que falou à imprensa à saída da audição. Afirmou: “Foi-nos dito que o processo poderá levar mais algum tempo. Esperamos que seja o mais breve possível e que ainda ao longo deste ano possamos ter algum desfecho satisfatório relativamente a esta queixa que foi aqui submetida contra o ex-comandante da Polícia, Bernardino Rafael, e também contra o ex-ministro do Interior, Pascoal Ronda”.Ler mais na versão PDF, mediante subscrição.















