Maputo (Canalmoz) – O Presidente da República, Filipe Nyusi, disse, ontem, no seu último “Informe Anual do Estado da Nação, que o país registou vinte e dois crimes de rapto desde Janeiro de 2023 até agora e lamenta deixar o poder sem ter resolvido o problema dos raptos.
Filipe Nyusi afirmou: “Convém aqui dizer: resolvemos os problemas de raptos? Não. Mas estamos a combater os raptos dentro das nossas capacidades. Numa das minhas deslocações, um jornalista perguntou-me: ‘O que é que fez durante o seu mandato sobre o crime de raptos?”. Eu disse-lhe: ‘Fiz tudo o que eu não fiz, este é um problema que está muito longe de ser ultrapassado e muito temos que fazer, todos, para ver se conseguimos estabilizar, e há a necessidade de a sociedade colaborar”.
Filipe Nyusi disse também que discutiram muito a expressão “fiz tudo o que eu não fiz”. E disse que é só ver aquilo que não está feito. Então, o resto foi feito. É um dos problemas que faz parte do que não foi feito na totalidade, porque é um crime.
“O Governo tem tomado medidas enérgicas para a prevenção e combate aos raptos. Mas continua a ser um problema. Foram feitos investimentos em meios e na formação de equipas especializadas dentro da Polícia, contando também com o apoio internacional”, afirmou Filipe Nyusi.
Ler mais na versão PDF, mediante subscrição.