Maputo (Canalmoz) – O Tribunal Judicial da Cidade de Maputo impediu, na quinta-feira da semana passada, a realização de uma Assembleia-Geral do ATCM (“Automóvel & Touring Clube de Moçambique”) por a mesma ter sido convocada ilegalmente pela Direcção de Rodrigo Rocha. O Tribunal respondeu a uma providência cautelar submetida por um grupo de sócios que vem denunciando que a Direcção de Rodrigo Rocha tem estado a usurpar competências do presidente da Assembleia-Geral convocando sessões da Assembleia-Geral sem ter competências para o efeito.
Recorde-se que Rodrigo Rocha recusa-se a cumprir a ordem do Tribunal de reconhecer João Salomão como o legítimo presidente da Mesa da Assembleia-Geral e impede que João Salomão exerça as suas funções nessa qualidade.
Devido à situação que se criou, João Salomão e mais outros sócios decidiram criar uma Comissão de Gestão para executar a decisão do Tribunal que invalidou os actos considerados ilegais de Rodrigo Rocha. A Comissão de Gestão foi criada no dia 15 de Maio de 2024.
Em Junho deste ano, a referida Comissão endereçou uma carta a Rodrigo Rocha a solicitar a marcação de uma data para a entrega
de pastas em função da decisão do Tribunal e da sessão da Assembleia-Geral que se realizou em Maio. O elenco de Rodrigo Rocha ignorou a referida carta.