A Renamo e Ossufo Momade em situação desastrosa. Em nenhuma mesa observada pelo “Canalmoz” (só em Maputo) Ossufo Momade e a Renamo estiveram acima de Venâncio Mondlane e do PODEMOS.
Tal como nas eleições autárquicas: nas zonas urbanas, com observação e jornalistas, dá Venâncio Mondlane.
Os vícios de sempre continuam. Pessoas apanhadas em flagrante com boletins pré-marcados a favor da Frelimo, e inutilização de votos da oposição.
Maputo (Canalmoz) – Começaram a surgir os primeiros resultados das sétimas eleições gerais em Moçambique. E o primeiro grande resultado é que a eleição presidencial está reduzida à disputa renhida entre o candidato do partido no poder, Daniel Chapo, e o popular Venâncio Mondlane, apoiado pelo partido PODEMOS.
Mantém-se o padrão verificado nas eleições autárquicas, nas principais zonas urbanas, com observação eleitoral e cobertura jornalística, principalmente na capital, Maputo, os primeiros resultados dão vantagem a Venâncio Mondlane e ao PODEMOS, seguido do candidato da Frelimo, Daniel Chapo. Mas espera-se que essa tendência venha a alterar-se quando começarem a chegar os resultados de lugares sem observação eleitoral onde “religiosamente” a Frelimo e o seu candidato sempre ganham.
A Renamo e Ossufo Momade estão, até agora, a obter resultados desastrosos em quase todas as mesas visitadas pelo “Canalmoz”, pelo menos em Maputo. Em nenhuma mesa visitada pelo “Canalmoz” na zona urbana suburbana de Maputo a Renamo e Ossufo Momade estiveram acima de Venâncio Mondlane e do PODEMOS. Em Maputo e na Matola, Venâncio Mondlane é o candidato mais votado.
As eleições estão a ser marcadas pelas habituais irregularidades. Boletins pré-marcados a favor da Frelimo e Daniel Chapo são aos milhares, em relatos por todo o país. Ao longo da tarde de ontem, mais alguns casos de enchimento de urnas foram reportados em algumas mesas de alguns distritos. Na Maganja da Costa, a presidente da Assembleia de Voto da Mesa 04 de Landinho foi apanhada em flagrante a introduzir boletins pré-marcados. É uma professora e chama-se Filomena Cristóvão. Na Escola Básica de Charre, em Mutarara, o delegado distrital do partido PODEMOS denunciou que um homem de aparentemente 70 anos de idade e uma mulher de 38 anos de idade eram portadores de mochilas contendo grandes volumes de boletins de votos já preenchidos a favor da Frelimo.
Na Assembleia de Voto da Escola “Malua 2” foi neutralizado um professor que votou em quatro mesas. Ele fazia-se passar por observador e foi detectado por um delegado do PODEMOS. O indivíduo foi levado pela Polícia para a Esquadra.