Maputo (Canalmoz) – O Ministério da Saúde actualizou a informação sobre a situação epidemiológica do país e refere surtos de cólera e conjuntivite bacteriana. A província de Nampula é a mais afectada pela cólera, com 596 dos 669 casos registados desde Outubro de 2024.
O director nacional de Saúde Pública, Quinhas Fernandes, disse que o país enfrenta surtos de cólera em três locais: Murrupula e cidade de Nampula (na província de Nampula) e Mopeia (na Zambézia).
Nas últimas vinte e quatro horas, foram notificados 19 novos casos, sendo 11 na cidade de Nampula, seis em Murupula e dois em Mopeia.
Desde o início do surto, em 17 de Outubro de 2024, o país registou 669 casos, dos quais 596 ocorreram em Nampula e 73 na Zambézia.
“A maior parte dos casos de cólera foram registados em Nampula, tornando esta província o epicentro da doença”, disse Quinhas Fernandes.
Em relação aos óbitos, Quinhas Fernandes disse que foram registadas 29 mortes, tendo sido 25 na comunidade, o que representa uma taxa de letalidade de 4,3%. O distrito de Mogovolas foi o mais afectado.
“Todos os óbitos ocorreram em Mogovolas, onde tivemos dificuldades de resposta, incluindo vandalização do Centro de Saúde e do Centro de tratamento da cólera”, afirmou.Ler mais na versão PDF, mediante subscrição.