O Fundo Monetário Internacional diz que as discussões sobre as reformas necessárias para abrir caminho a um programa continuarão nos próximos meses, sem indicar um calendário para um eventual acordo técnico. Governo tinha expectativa de fechar já o acordo finaneiro para aliviar as suas contas.
Maputo (Canalmoz) – O Fundo Monetário Internacional (FMI) terminou há dias, a sua missão no país com promessas de continuar a negociar com o Governo um novo programa de assistência financeira nos próximos meses.
O Canalmoz teve acesso a nota de imprensa do FMI onde o chefe da equipa do FMI para Moçambique, Pablo López Murphy, diz que as discussões sobre as reformas necessárias para abrir caminho a um programa apoiado pelo Fundo continuarão nos próximos meses, sem indicar um calendário para um eventual acordo técnico.
O FMI diz que a visita permitiu analisar a evolução recente da economia moçambicana e realizar discussões construtivas sobre reformas que poderão sustentar um programa apoiado pelo Fundo.
A instituição sublinha que, apesar da consolidação fiscal em curso e de a inflação permanecer controlada, Moçambique continua a enfrentar desafios fiscais e externos significativos, para o efeito são necessárias reformas adicionais para restaurar a sustentabilidade da dívida, corrigir os desequilíbrios externos e apoiar um crescimento mais forte, inclusivo e resiliente.Ler mais na versão PDF, mediante subscrição.















