Maputo (Canalmoz) – Está na fase de conclusão a construção do primeiro lote de quinze das cem casas previstas no Bairro de Muave, para alojar nos próximos três meses as famílias da Praia Nova que vivem em situação precária agravada pela vulnerabilidade a inundações urbanas e intrusão das águas do mar na cidade da Beira.
Segundo o vereador para a área de Construção e Urbanização no Conselho Municipal da Beira, Getúlio Manhique, este projecto de edificação está a decorrer a um ritmo satisfatório, e, neste momento, o empreiteiro está a fazer o reboco externo, e o reboco interno está totalmente executado.
“Podemos considerar estar na recta final. Nos próximos dias, será feito o sistema de furo de água. A equipa está no terreno a fazer o estudo de viabilidade do mesmo. Temos a componente da rede eléctrica. Estamos a realizar os contactos com a EDM, de forma a estender a corrente para aquela zona”, afirmou.
“Temos a previsão de fazer, nos próximos dias, a montagem de loiça sanitária e todo o acabamento possível, para que as casas estejam disponíveis para se viver nelas. Em conformidade com o nosso cronograma, conta-se mais três meses para a entrega dessas moradias. São habitações do Tipo 1 e obedecem a todas as componentes possíveis para uma boa acomodação”, afirmou.